Resumo do artigo: “Muito Prazer! Target Costing …”
O artigo “Muito Prazer! Target Costing” foi escrito pelo estudante da Universidade estadual de Londrina, Thiago Antonio Pacanaro Andrade de Freitas. O mesmo apresenta o Target Costing, uma ferramenta estratégica relacionada à gestão e redução dos custos dos produtos. De forma sintética, clara e objetiva, o autor conceitua, explora as características, objetivos, premissas, princípios fundamentais e as etapas de implantação do Target Costing.
Em um contexto corporativo cada vez mais competitivo, as empresas se deparam com a necessidade crescente de reduzir os custos dos produtos, mantendo a qualidade exigida pelos clientes, e ainda alcançarem o lucro esperado.
Diante de tal situação, nasce em 1965 pela Toyota a ferramenta Target Costing, ou custo meta. Conceituado como um processo estratégico de gerenciamento de custos e planejamento de lucros, usado durante o ciclo de projeto, pesquisa, desenvolvimento e engenharia do produto. Esta nova metodologia se baseia no preço de venda estabelecido pelo mercado, visando a satisfação do cliente. Envolve toda a estrutura organizacional da empresa e considera todo o ciclo de vida do produto.
De acordo com WERNKE (2001, p. 81) o custo-meta, ou Target Costing pode ser entendido como o valor de custo de um produto a ser alcançado pelo qual é possível cobrar um preço de venda suficiente para ser aceito pelo mercado consumidor e proporcionar o lucro desejado pelos acionistas.
Os japoneses ao desenvolverem este novo sistema, objetivaram promover a alteração da formação do preço de venda de um produto, passando a analisar o processo a partir do preço encontrado para tal produto no mercado e não os custos incorridos no processo produtivo, a conscientização de toda a empresa para a harmonização dos setores e redução dos custos, a analise dos custos num todo, considerando o ciclo de vida completo do produto, a otimização do custo do produto sem a perda de qualidade e alcançar o lucro meta esperado.
Como objetivo principal vale ressaltar que o Target Costing estabelece uma mudança de foco em relação a formação de custos. Antes, primeiramente estimava-se e agregava-se o custo, somava-se o lucro desejado e então obtinha-se o preço de venda que seria repassado ao cliente. Com o Target Costing o processo se inverte, primeiro será analisado o preço que os clientes estão dispostos a pagar por este produto e/ou qual o preço praticado pelo mercado, fixa-se este preço e determina-se a margem de lucro desejada, a diferença entre estes valores é o custo máximo disponível para a fabricação do produto.
Para a implantação do Target Costing, as empresas deverão seguir os seguintes princípios: custo guiado pelo preço; enfoque no consumidor, seus desejo, percepção e vontade move todo o processo; enfoque no projeto, ou seja os custos não serão alterados no decorrer do processo produtivo; envolvimento da empresa como um todo; orientação para o custo do ciclo de vida, ou seja devem-se levar em conta os custos em diversos estágios do produto e não somente na produção; envolvimento de toda a cadeia de valor, como matéria prima, mão de obra e fornecedores, objetivando a redução do custo de cada componente de um produto sem a perda de funcionalidade e desempenho.
Conclui-se, que em decorrência da crescente competição empresarial e a freqüente comoditização dos produtos, surge a necessidade das empresas que queiram sobreviver, implantar ferramentas como o Target Costing para se diferenciar e criar condições favoráveis para a redução dos custos dos produtos, potencialização da qualidade esperada pelo consumidor, manutenção dos lucros desejados, e fidelização de clientes.
O autor alcança seus objetivos e de forma sucinta e simples transmite todas as informações desejadas para o perfeito entendimento do termo Target Costing.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
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